17/05/2019 - 11:42 - Atualizado em 17/05/2019 - 14:19

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos para registrar denúncias anônimas

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.

Em 2000, a data foi criada para alertar a população sobre a quantidade assustadora de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. O objetivo é reafirmar a importância de denunciar e responsabilizar os abusadores e propor reflexões sobre o que realmente tem sido feito para evitar a impunidade.

O dia 18 de maio foi escolhido em homenagem à jovem Araceli Crespo, uma menina de apenas 8 anos de idade que foi abusada e violentamente assassinada neste dia, em 1973. Até hoje, ninguém foi punido pelo crime.

O Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é o grupo responsável por organizar e promover nacionalmente esta data.

No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Faça a sua parte! Denuncie!


Foto: Stockphotos