+ Conteúdo :: Notícias dos Correios

17/05/2018 - 10:53 - Atualizado em 17/05/2018 - 15:22

Correios lança selo alusivo ao Bicentenário da Aclamação de D. João VI

Peça filatélica marca as festividades dos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil


Jorge Cabral, embaixador de Portugal no Brasil, e Carlos Fortner, presidente dos Correios

Os Correios lançaram, na última quarta-feira (16), a 2ª emissão comemorativa da Série 200 Anos de Independência: Bicentenário da Aclamação de D. João VI. A sessão solene ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e contou com as presenças do presidente dos Correios, Carlos Fortner, e do embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral.

Os selos - A série de seis selos se estenderá até 2022 e marca as festividades dos 200 anos da Proclamação da Independência do Brasil. Na edição de 2018, é comemorada a Aclamação de D. João VI como Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

Na parte superior do selo a inscrição “Brasil, 200 anos de Independência” e o uso das cores de um nascer do sol identificam o alvorecer de uma nação. A seguir, a imagem de D. João VI na pintura de José Leandro de Carvalho do acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, e abaixo a inscrição “D. João VI.”

Foram utilizados recursos de tinta calcográfica e computação gráfica. A tiragem de circulação nacional é de 180 mil selos, ao valor de R$ 2,05 cada, que podem ser adquiridos nas agências dos Correios e na loja virtual.



Fonte: Comunicação/Correios
Foto: Divulgação/Correios