04/06/2018 - 17:20 - Atualizado em 06/06/2018 - 14:42

​“Acabe com a poluição plástica” é o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018

A data, celebrada em 5 de junho, pretende mobilizar governos, setor privado, comunidades e indivíduos sobre os perigos do consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis


A cada ano, 13 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos

Acredite se quiser. Até 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos! É pensando nessa problemática que a Organização das Nações Unidas escolheu o tema “Acabe com a poluição plástica” para celebrar O Dia Mundial do Meio Ambiente 2018.

A intenção é mobilizar governos, setor privado, comunidades e indivíduos sobre os perigos do consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis para reduzir a quantidade de plástico despejado nos oceanos, que chega a ser de um caminhão por minuto. O governo indiano irá liderar as celebrações com uma série de atividades para o público, como ações de limpeza em áreas públicas, reservas nacionais, florestas e praias.

O diretor-executivo do ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, diz que a Índia “demonstrou uma tremenda liderança global no que diz respeito às mudanças do clima e à necessidade de migrar para uma economia de baixo carbono” e que “ajudará agora a estimular ações maiores contra a poluição plástica.” Na última década, a humanidade produziu mais plástico do que em todo o século passado. A cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas.


A Postal Saúde e o consumo consciente


A Postal Saúde deu início, em âmbito interno, a uma campanha informativa sobre a importância do consumo consciente. Para as peças, foram elaboradas matérias jornalísticas publicadas na intranet — levando a informação aos empregados da sede, em Brasília, e das Unidades de Representação Regional (URRs), nos estados.

Foram produzidos também vídeo e adesivos informativos conscientizando para a necessidade de, com pequenos gestos, economizar água, energia, papel e reduzir o consumo dos copos plásticos descartáveis na hora de beber água ou tomar o cafezinho. "Evite desperdício. Adote uma caneca" foi um dos temas trabalhados na campanha.

A ação teve efeito positivo. Muitos empregados da sede já trocaram o copo de plástico por uma caneca de uso indvidual. "Sabemos que a mudança de hábitos é lenta, por isso as campanhas devem ser permanentes.

A iniciativa integra as ações do Plano de Comunicação da Postal Saúde para levar a informação não apenas aos empregados da Operadora, mas aos beneficiários e a outras pessoas que poderão ler matérias como essa no nosso site", explica o coordenador de comunicação institucional, Wagner Fechine.


Conscientização no Brasil

No Brasil, a discussão sobre este tipo de poluição tem avançado devido a esforços do governo brasileiro e de outros atores da sociedade, incluindo o ONU Meio Ambiente no país. A representante da agência da ONU, Denise Hamú, afirmou que nos últimos anos foi “construída uma massa crítica na sociedade brasileira sobre o impacto ambiental do plástico.”

Denise Hamú acredita que em 2018 “haverá uma mudança real na relação do Brasil com essa problemática – cidadãos, governos e empresas perceberão que está na hora de mudar hábitos e escolhas para garantir a saúde do planeta.”

O plástico representa atualmente 10% de todos os resíduos gerados pelos consumidores no mundo. Na América Latina e no Caribe, as comemorações regionais serão realizadas no Peru.


Desafio

Para mudar o futuro, cada um de nós precisa fazer a nossa parte. Quer se trate de uma garrafa de refrigerante, uma sacola do supermercado ou uma colher em uma padaria, o plástico descartável está incorporado em nossas vidas diárias. O baixo custo, conveniência e leveza desses produtos revolucionaram a embalagem de mercadorias. No entanto, agora está claro que essa conveniência teve um impacto catastrófico no meio ambiente.


Confira as estatísticas sobre a poluição plástica no mundo



Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente acontece todos os anos no dia 5 de junho. É o principal dia das Nações Unidas para promover a conscientização e ação em todo o mundo em relação ao meio ambiente. Ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores plataformas globais de divulgação pública, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países.

É o “Dia das Pessoas” fazerem algo positivo para o meio ambiente. Seu objetivo é aproveitar ações individuais e transformá-las em um poder coletivo que tenha um legado de impacto real e duradouro no planeta. O dia é celebrado de inúmeras maneiras, desde ações de limpeza de praia e plantio de árvores até a convocação de funcionários e parceiros para se envolverem e fazerem a sua parte. É também um ótimo momento para mostrar sua contribuição para a sociedade. Vamos fazer a nossa parte?


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Organização das Nações Unidas e ONU Brasil (ONUBR)
Foto: Stock Photos




Tags