Central do beneficiário

​Boletos dos empregados afastados – Competência agosto 2019

Postado por Arlinda Carvalho em 10 Sep 2019 15:56



Os boletos dos empregados afastados, referentes à competência de agosto de 2019, já estão disponíveis no site da Operadora. Lembramos que, desde o mês anterior, a data de vencimento passou do dia 15 para o dia 20. No entanto, como de costume, os boletos podem ser pagos até o último dia útil do mês, de acordo com as instruções bancárias no corpo do documento.

Clique aqui para acessar a 2ª via do boleto ou acesse o aplicativo da Postal Saúde. Se preferir, o documento poderá ser solicitado na unidade da Postal Saúde em seu estado.


Estamos à disposição por meio da Central de Atendimento ao Beneficiário (0800 888 8116) ou nas filiais da Postal Saúde nos estados.


Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.


Baixe o APP da Postal Saúde
Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse as lojas do Google Play ou da Apple Store. Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.

Postal Saúde lança Ficha Financeira

Postado por Wagner Fechine em 09 Sep 2019 17:13

A partir desta segunda-feira (9/9), a Postal Saúde disponibiliza para os beneficiários a Ficha Financeira, mais uma importante ferramenta — assim como o Extrato de Utilização — que possibilita o acompanhamento ainda mais detalhado das despesas de saúde.

A iniciativa atende a um pleito antigo dos beneficiários, que contarão com mais transparência e segurança quanto às cobranças realizadas, dando força à campanha "Fiscalize, o plano é seu", lançada em 2017 pela Operadora.

O documento já está disponível no site da Operadora, na seção Minha Postal, na Central do Aposentado (na página de emissão de segunda via de boletos — acessível também ao beneficiário afastado) e no APP da Postal Saúde.


Com a Ficha Financeira, o beneficiário poderá consultar as cobranças referentes ao pagamento de mensalidade do plano e à coparticipação das despesas médicas e odontológicas, quando houver. Além disso, será possível conhecer e verificar dados como teto e margem para desconto e valor residual de coparticipação a ser cobrado, de acordo com as regras dos planos.




Os aposentados e afastados com cobrança via boleto bancário também poderão identificar os parcelamentos firmados, os boletos em aberto para pagamento e suas inadimplências.

Em caso de dúvidas, o beneficiário pode ligar gratuitamente para a Central de Atendimento (serviço 0800 888 8116) ou entrar em contato com a Postal Saúde de seu estado.


Leia também: Postal Saúde lança Novo Extrato de Utilização


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Gerência de Planos de Saúde


Baixe o APP da Postal Saúde

Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse gratuitamente as lojas do Google Play ou da Apple Store . Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.

Recebeu mensagem sobre saúde? Não compartilhe antes de checar

Postado por Arlinda Carvalho em 09 Sep 2019 11:58



Estamos na era da tecnologia, das informações e da busca rápida. Talvez isso devesse ser algo completamente positivo, não é mesmo? O mundo digital realmente tornou o nosso dia-a-dia muito mais fácil. Mas, ao mesmo tempo, também abriu a porta para a manipulação de documentos, imagens e dados.

Aí é que mora o perigo! Principalmente se as notícias envolvem a saúde! Porque o impacto não é só na pessoa que recebe e passa a informação, mas sim em toda a população.

Mas como identificar quando uma notícia é falsa? Não é uma tarefa fácil e não é à toa que a maior parte das notícias falsas não cita a fonte, o que dificulta a pesquisa. Além disso, algumas pessoas realmente ficam convencidas que aquilo é verdade ou até acham mais fácil acreditar do que pesquisar.

WhatsApp Saúde Sem Fake News

Para lutar com tantos ambientes favoráveis à disseminação de Fake News, que em bom português significa notícias falsas, o Ministério da Saúde criou, no ano passado, o canal de WhatsApp Saúde Sem Fake News.

Pelo telefone (61) 99289-4640, a população pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando.

Antes de sair por aí espalhando as notícias que recebe, é preciso checar se elas são verdadeiras! E, para comemorar um ano do Canal, o Blog da Saúde selecionou as 10 principais Fake News sobre saúde ao longo desse ano.

Clique aqui para conferir.


Fonte: Ministério da Saúde/ Blog da Saúde
Imagem:Ministério da Saúde/ Blog da Saúde


Postal Saúde faz benchmarking em parceria com a E-Vida

Postado por Filipe em 09 Sep 2019 11:25

A Postal Saúde realizou um benchmarking com a área jurídica da E-Vida, Caixa de Assistência do Setor Elétrico. O encontro aconteceu no dia 4 de setembro, na sede da Postal Saúde, em Brasília. Participaram da reunião Felipe Motta Schimmelpfeng, Coordenador Consultivo e Regulatório (CONSU), Marcos Roberto Borges e Angelica de Andrade, da Gerência Jurídica (GEJUR), além de Natália Maia Rodrigues Ferreira Pinto e Karlos Eduardo Oliveira Mendes, representantes da E-Vida.

O objetivo foi trocar experiências sobre assuntos regulatórios relacionados ao setor de saúde suplementar, especialmente aqueles que representam impactos relevantes no seguimento de autogestão.

Foram abordados temas como os precedentes mais recentes de fiscalizações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a importância da atuação consultiva e regulatória do jurídico, a fim de subsidiar a tomada de decisões pelas áreas técnicas para redução dos riscos legais para a Operadora.

Também foi discutida a tendência de implementação de fluxos de avaliação de conformidade legal por meio de uma cultura de compliance.

A Postal Saúde se beneficia de tais iniciativas ao se atualizar quanto às melhores práticas de mercado, neste caso, relacionadas à área jurídica. A aplicação de conceitos modernos e exemplos de sucesso são importantes tanto para a Postal Saúde quanto para as outras operadoras de autogestão.


Por: Comunicação/Postal Saúde

Foto: Comunicação/Postal Saúde

​Comunicado urgente para os beneficiários de Santa Catarina – Ambulatório São José está temporariamente fechado

Postado por Wagner Fechine em 05 Sep 2019 17:15


O Ambulatório São José (COA), em Santa Catarina, está temporariamente fechado. O local foi interditado pela Vigilância Sanitária municipal, por prazo indeterminado, até que sejam feitos os ajustes estruturais solicitados pelo órgão. A Postal Saúde está trabalhando para que o atendimento no Ambulatório seja retomado o mais rapidamente possível.

Caso o beneficiário precise de informações sobre rede credenciada ou assuntos administrativos, deve procurar a Filial da Postal Saúde de Santa Catarina, localizada no Centro Operacional e Administrativo dos Correios – COA, na Rua Romeu José Vieira, nº 90 – Bloco B, Térreo – Nossa Senhora do Rosário – São José/SC, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, ou ligar no telefone (48) 3954-4540.

Postal Saúde. Sua vida, nossa existência.

​Programas de Saúde estimulam mudança de hábitos

Postado por Arlinda Carvalho em 05 Sep 2019 09:22



A prevenção e o cuidado são os maiores aliados da saúde. Consciente dessa responsabilidade, a Postal Saúde desenvolve vários programas com atenção voltada à qualidade de vida e ao bem-estar dos beneficiários. É nessa perspectiva que atuam as equipes dos programas Saúde em Dia, Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Cinesioterapia laboral, Ginástica laboral, Programa de Valorização da Voz e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Destinados a públicos distintos, com necessidades de saúde específicas, os programas de saúde têm obtido resultados positivos. Nesta matéria, mostraremos os resultados do Programa Saúde em Dia, que atualmente conta com 5.667 beneficiários inscritos.


Importância da prevenção

Os resultados positivos registrados no monitoramento do Saúde em Dia mostram que a prevenção de doenças e a adoção de hábitos saudáveis — em substituição àqueles nocivos à saúde — caminham de mãos dadas. Essas duas atitudes permitem que pequenos cuidados sejam internalizados e passem, naturalmente, a fazer parte do cotidiano dos beneficiários.

Aqueles que apresentam algum fator de risco e precisam de um acompanhamento sistemático recebem uma ligação da equipe de saúde e respondem a várias perguntas sobre seu quadro clínico.

Acompanhamento sistemático

Após passar por avaliação cuidadosa da sua situação de saúde, os beneficiários que atendem ao perfil do programa são cadastrados e passam a ser acompanhados por um profissional, via telefone. A periodicidade das ligações depende do quadro clínico apresentado — pode ser semanal, quinzenal ou mensal.

O acompanhamento é gratuito. Além das ligações periódicas feitas pela equipe do Saúde em Dia, os inscritos têm ininterruptamente à sua disposição o serviço 0800 881 1020 para tirar alguma dúvida relacionada ao próprio estado de saúde.

Perfil da população inscrita

O perfil dos beneficiários dos inscritos no programa Saúde em Dia é caracterizado majoritariamente por jovens adultos entre 18 e 59 anos (63%) e o percentual de pessoas com 60 anos ou mais é de 37%. Do total, 54% são mulheres e 46% são homens.

Principais patologias acompanhadas

As principais patologias monitoradas pelo programa são: doenças cardiovasculares (32,4%); obesidade (14%); fragilidades apresentadas por pessoas de mais de 70 anos (13,4%); diabetes (12,6%); câncer (10, 5%), doenças pulmonares crônicas (DPOC) (3,4%). Outras patologias respondem por 8,6% dos atendimentos.

Boa participação nacional

A região Sudeste é a que apresenta maior adesão, com mais de 3 mil inscritos nos estados de São Paulo (1.965), Rio de Janeiro (636), Minas Gerais (372) e Espírito Santo (110). Os demais estão distribuídos nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste. O Distrito Federal também se destaca pela adesão ao programa, contando com 660 inscritos até julho de 2019.


Estímulo à mudança de hábitos

Estimular a mudança de hábitos e o cuidado permanente com a saúde são os pontos mais valorizados do Saúde em Dia.

Fazer atividades físicas, adotar uma dieta equilibrada, manter o peso saudável e tomar corretamente os medicamentos prescritos pelo médico são algumas das orientações recebidas pelos beneficiários acompanhados.

Em resposta a questionários de monitoramento do programa, eles afirmaram concordar com 100% dos conselhos de saúde recebidos durante as ligações periódicas da equipe de saúde ou quando buscam o serviço 0800.

Melhora do quadro clínico

Da população atendida, cerca de 80% apresentaram melhoras ou estabilizaram seu quadro clínico, quando o prognóstico apontava para o agravamento do quadro, principalmente se não fossem tomados os cuidados de saúde que fazem parte das ações do programa.

Redução dos casos de reinternação

Outro resultado positivo do acompanhamento é a redução dos casos de reinternação: apenas 10,5% dos beneficiários voltam a ser internados. Esse percentual está muito aquém do registrado pela literatura médica brasileira, que aponta um índice em torno de 25%.

Também houve redução do tempo médio das internações, que era de 11 dias e caiu para cinco dias, evitando riscos de infecção hospitalar, problema muito comum a partir do sétimo dia de internação.


Por: Comunicação/Postal Saúde
Fonte: Gerência dos Programas de Saúde (GESAU)
Fotos: Stock Photos

---------------------------------------------------------------

Baixe o APP da Postal Saúde

Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse gratuitamente as lojas do Google Play ou da Apple Store. Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9