Central do beneficiário

Entenda como funciona a garantia de atendimento

Postado por Pollyana Gadelha em 31 Jul 2019 16:49

Muitas vezes o beneficiário não consegue agendar um serviço ou mesmo um procedimento coberto pelo plano de saúde dependendo do local que resida. Nesses casos, é possível entrar em contato com a Postal Saúde, por meio de seus canais de atendimento, para solicitar a chamada garantia de atendimento.


Mas o que é a garantia de atendimento?

É o direito do beneficiário de ter acesso aos serviços de saúde cobertos pelo plano, considerando o período de carência, o município da demanda (local onde o beneficiário se encontra no momento que necessita do serviço ou procedimento) e o município mais próximo para se realizar o atendimento, observados os prazos estabelecidos nas Resoluções Normativas 259 e 268 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Mas fique atento! A garantia de atendimento passa a contar da data da comunicação do beneficiário com a Operadora.

Como solicitar

Para ter acesso à garantia de atendimento, o beneficiário poderá entrar em contato com Central de Atendimento da Postal Saúde pelo telefone 0800 888 8116 ou em uma das filiais da Operadora nos estados.

A garantia de atendimento funciona por meio de reembolso. O reembolso é a devolução integral ou parcial, pelo plano de saúde, das despesas médicas e odontológicas efetuadas pelo beneficiário, em situações específicas. Na Postal Saúde, existem o Reembolso Livre Escolha e o Reembolso Integral.

Clique aqui e acesse a cartilha sobre Reembolso.


Reembolso Livre Escolha

Essa modalidade ocorre quando o beneficiário, por opção e conveniência, utiliza a rede particular não credenciada para realização de serviços de saúde cobertos pela Operadora, uma vez observados os períodos de carência.

Nesse caso, o beneficiário arcará com as despesas e, posteriormente, poderá solicitar reembolso parcial desse pagamento, que será calculado levando em consideração a tabela de valores disponibilizada no site da Postal Saúde, de acordo com os valores praticados pela Operadora na localidade onde o serviço foi prestado.

Clique aqui e confira a tabela de valores da modalidade Livre Escolha

Reembolso Integral

Esse tipo de reembolso poderá ser solicitado em casos de urgência e emergência devidamente caracterizados, quando não houver na localidade do beneficiário rede credenciada à Postal Saúde e quando forem descartadas outras alternativas de garantia de atendimento.

Essas alternativas são o Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e a Contratação Direta.

Tratamento fora do domicílio

O Tratamento Fora Domicílio (TFD) é uma das garantias de atendimento de saúde que o beneficiário tem quando não existe, em seu local de domicílio ou lotação, a especialidade ou o tratamento necessário para o restabelecimento de sua saúde. Essa garantia está prevista no regulamento do plano CorreiosSaúde II e pode ser consultada também no Manual do Beneficiário do Plano CorreiosSaude II .

Contratação Direta

Ocorre quando, na ausência de prestador credenciado na localidade e inexistindo opções para TFD, a Postal Saúde contrata diretamente um profissional ou um estabelecimento de saúde não credenciado para garantir o atendimento.


Dúvidas?

Assista ao vídeo sobre garantia de atendimento:



Baixe o APP da Postal Saúde

Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse as lojas do Google Play ou da Apple Store. Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.


Foto: Stock Photos



Hospital Santa Casa de Campo Grande (MS) volta atender pela Postal Saúde

Postado por Pollyana Gadelha em 31 Jul 2019 16:00

Uma excelente notícia para os beneficiários sul-mato-grossenses. A partir de 1º de agosto de 2019, o Hospital Santa Casa de Campo Grande (MS) voltará a atender pela Postal Saúde. A unidade está completamente reformada e ainda conta com atendimento pediátrico 24 horas.



Referência em Mato Grosso do Sul, a unidade está equipada para atender várias especialidades, inclusive os casos de alta complexidade. A retomada do credenciamento ocorreu após negociações da Postal Saúde com o prestador.

Ortopedia

Já para os atendimentos de Ortopedia e Traumatologia, a indicação é o Hospital do Pênfigo, localizado na Rua Barão do Rio Branco, no centro da cidade. A unidade, credenciada da Postal Saúde, conta com profissionais especializados e capacitados para atender as diversas áreas da Ortopedia, como pé, mão, joelho, coluna, ombro e outras.

Melhorias também no interior

O interior de Mato Grosso do Sul também tem recebido melhorias constantes quanto à assistência médica pela Postal Saúde. Em maio deste ano, a Operadora credenciou o Hospital Cassems em Corumbá, uma importante conquista para os beneficiários e alternativa eficaz à escassez de profissionais credenciados na região. Outro exemplo é o Hospital Bela Vista, que também retomou os atendimentos pela Postal Saúde no mês de julho de 2019.

Serviço:

Hospital Santa Casa de Campo Grande - Atendimento Adulto e Pediátrico
Retomada dos atendimentos pela Postal Saúde: 1º de agosto
Endereço: Rua Eduardo Santos Pereira,88 - Centro
Acesso ao ProntoMed pela Rua Treze de Maio, S/N - Centro
Horário de Atendimento: 24 horas
Telefone: (67) 3322-4172 / 3322-4000 / 3322-4050

Hospital Adventista do Pênfigo
Endereço: R. Barão do Rio Branco, 2590, Centro - Campo Grande (MS)
Horário de Atendimento: fecha às 23h
Telefone: (67) 3323- 9300

Hospital Cassems de Corumbá - Atendimento Adulto e Pediátrico
Endereço: Rua Monte Castelo, 60 - Popular Velha, Corumbá
Horário de atendimento: 24 horas
Telefone: (67) 3234-5300

Hospital de Bela Vista (São Vicente de Paula)
Endereço: Rua General da Rocha, sem número, Bela Vista, centro
Telefone: (67) 3439-1800


Por: Comunicação/Postal Saúde


Baixe o APP da Postal Saúde
Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse gratuitamente as lojas do Google Play ou da Apple Store . Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.


​Você sabe o que pode causar a hepatite?

Postado por Pollyana Gadelha em 30 Jul 2019 11:40

A hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Diagnosticar a hepatite precocemente é a melhor forma de obter maiores chances de eficácia com o tratamento.

As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. Elas são divididas de acordo com o tipo de vírus e formas de transmissão. No Brasil, a mais prevalente é a hepatite C, com 62% dos casos e é responsável por 76% das mortes causadas pela doença.

Prevenção

Em alguns casos, a doença é silenciosa e nem sempre apresenta sintomas. Por isso, é preciso fazer exames médicos periodicamente para diagnosticar a doença. Previna-se com hábitos de higiene e evite compartilhar seringas, agulhas, lâminas, alicates de unha ou outros objetivos cortantes e use camisinha em todas a relações sexuais.

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B, entretanto quem se vacina para o tipo B, se protege também para hepatite D. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento deve ser indicado por um médico.

Formas de transmissão

  • Contágio fecal-oral: condições precárias de saneamento básico e água, de higiene pessoal e dos alimentos (hepatite A e E).
  • Transmissão por contato com sangue, por meio de compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam (vírus B, C e D).
  • Transmissão vertical: pode ocorrer durante a gravidez e o parto (hepatite B, C e Delta). A amamentação não está contraindicada caso sejam realizadas ações de prevenção, como a profilaxia para o recém-nascido: 1º dose da vacina e imunoglobulina nas primeiras 12 horas de vida e completar o esquema com as demais doses para prevenção da hepatite B e D. Com relação à hepatite C, não existem evidências de que a transmissão possa ser evitada com a contraindicação à amamentação.
  • Transmissão sexual: relação sexual desprotegida (hepatite A, B, C e Delta).

Tratamento

A hepatite C tem cura em mais de 90% dos casos. Já as hepatites B e D têm tratamento e podem ser controladas, evitando a evolução para cirrose e câncer. O tipo A é mais agudo e necessita de dieta e repouso.


Baixe o APP da Postal Saúde

Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse as lojas do Google Play ou da Apple Store. Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.


Fontes: Blog da Saúde
Sociedade Brasileira de Hepatologia
Unasus

Foto: Stock Photos

.


Depoimento: “Com o 'Saúde em Dia' eu me sinto cuidado de forma diferenciada”, diz carteiro

Postado por Arlinda Carvalho em 25 Jul 2019 15:43


Era um dia de semana normal. O carteiro Antônio Manoel da Silva Júnior, 46 anos, beneficiário da Postal Saúde, já estava em sua casa, depois de uma jornada laboral no CDD dos Correios em Santa Cruz (bairro da zona oeste do Rio de Janeiro), onde é lotado. Sentado confortavelmente no sofá da sala de visitas, ele recebe um telefonema que já aguardava com certa ansiedade. Era um enfermeiro da equipe do Saúde em Dia, programa da Postal Saúde responsável pelo acompanhamento sistemático de beneficiários com problemas crônicos, como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, câncer, doenças do coração, entre outras enfermidades.

O relógio marcava 19h. Do outro lado da linha, um questionário apurado sobre a atual condição de saúde do carteiro e orientações para que os cuidados sejam contínuos e permanentes. Fora do horário do trabalho e longe da pressão do tempo, Antônio pode responder tranquilamente às perguntas, sem nenhuma crítica ou censura em relação aos hábitos de vida que ele precisa mudar. A hérnia de disco e o sobrepeso o incomodam muito e necessitam de cuidados especiais. Além disso, ele — que desde o nascimento só enxerga com a vista esquerda — também teve recentemente um descolamento de retina, que precisa de acompanhamento semestral.

Com histórico de saúde delicado, em junho do ano passado Antônio foi incluído no Saúde em Dia. O programa acompanha a saúde de aproximadamente 5 mil beneficiários em todo o país. “Sinto-me um privilegiado por ter um plano de saúde que cuida da gente. O Saúde em Dia é um empurrão, um incentivo para que a gente não se descuide da saúde”, afirma o carteiro.

Ele nos falou sobre sua experiência após participar da Semana do Beneficiário, realizada dias 18 e 19 de julho no edifício-sede dos Correios, no Rio de Janeiro. O evento é uma ação promovida pela Postal Saúde, em parceria com os Correios, para prestar aos beneficiários informações sobre a Operadora e conscientizar sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde. "Aproveitei para medir a pressão arterial e a glicemia. Estava tudo normal", contou, aliviado.

Mudança de hábitos

Casado com Patrícia, de 44 anos, e com dois filhos de 13 e 18 anos, Antônio afirma sentir-se aliviado por tê-los como dependentes do plano de saúde. É com a companheira que ele costuma falar sobre as orientações de saúde dadas pela equipe do Saúde em Dia. O carteiro diz ter consciência de que precisa mudar alguns hábitos de vida, “principalmente a alimentação”. Com 104 quilos, ele já sente o reflexo do sobrepeso na coluna e no joelho.

“O programa já me orientou para consultar um nutricionista. E preciso ir a um endocrinologista”, relata Antônio, que também se queixa de ansiedade, um mal que, segundo dados recentes da a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população), conforme matéria divulgada pela Revista Exame em 5 de junho de 2019.

Orientado a buscar um tratamento também para a ansiedade, Antônio diz que costuma levar a sério as orientações de saúde feitas pela equipe do Saúde em Dia. “Com esse acompanhamento, eu me sinto cuidado de forma diferenciada”, avalia, elencando os pontos positivos do programa, realizado por uma equipe multidisciplinar, com profissionais especializados.

“Eles me ligam sempre às 7 horas da noite quando eu já cheguei em casa e estou mais tranquilo; eles têm nosso histórico de saúde no sistema e a gente não precisa ficar repetindo quando receber uma nova ligação; eles perguntam como está a nossa saúde, o que estamos sentindo, se fizemos os exames necessários; eles nos dão orientações para mudar os hábitos, fazer exercícios físicos, não comer besteira e, por fim, fazem uma conclusão do que precisamos para melhorar nossa saúde”, detalha.

Para Antônio, o Saúde em Dia o estimula a melhorar sua qualidade de vida. “É maravilhoso. Sinto que estou sendo cuidado, a gente fica atento. E se precisar ainda posso ligar a qualquer hora e falar com a equipe do programa [pelo 0800 881 1020]. Sou muito grato à Postal Saúde e aos Correios”, conclui.


Por: Comunicação/Postal Saúde
Foto: Arquivo pessoal


Baixe o APP da Postal Saúde
Para sua comodidade e praticidade, baixe o aplicativo da Postal Saúde no seu aparelho celular. O APP está disponível para androides e iPhones. Para baixá-lo, acesse gratuitamente as lojas do Google Play ou da Apple Store. Depois, é só usufruir da praticidade que a ferramenta oferece.

​Mediação do Plano Família - Permanecem orientações publicadas em junho no "Primeira Hora" dos Correios

Postado por Arlinda Carvalho em 24 Jul 2019 15:43

01-correiossaude-nova-marca-degrade.png

Permanece para a Postal Saúde a orientação conforme nota veiculada no informativo "Primeira Hora" dos Correios, em 11 de junho: "o resultado será divulgado aos empregados por meio dos veículos oficiais dos Correios. É importante esclarecer que os canais de atendimento ao beneficiário da Postal Saúde não têm informações sobre o assunto". Confira a seguir a nota na íntegra:


Nota - Mediação do Plano Família

No dia 6 de junho, o Tribunal Superior do Trabalho concluiu a primeira etapa do processo de mediação do Plano Família, que envolve os pais dos empregados dos Correios. Como resultado, a equipe técnica do TST emitiu relatório contendo os cenários do plano de saúde da empresa. Os Correios e as federações têm até 14 de junho para analisar este relatório, podendo contar com o auxílio de reuniões a serem conduzidas e designadas pela vice-presidência do Tribunal.

A última etapa do processo de mediação do Plano Família está prevista para ocorrer entre 17 e 21 de junho, período voltado à construção das propostas. O resultado será divulgado aos empregados por meio dos veículos oficiais dos Correios. É importante esclarecer que os canais de atendimento ao beneficiário da Postal Saúde não têm informações sobre o assunto.


*Clique aqui e leia a publicação da nota em nosso site


Fonte: Informativo interno Primeira Hora dos Correios, de 11 de junho de 2019.

Unidades da Postal Saúde fazem ações com foco na promoção da saúde

Postado por Pollyana Gadelha em 24 Jul 2019 14:41

As filiais da Postal Saúde desenvolvem um trabalho permanente para atender com eficiência e qualidade aos seus beneficiários. Por isso, sempre criam atividades para estar perto dos empregados dos Correios. Na primeira quinzena de julho, as filiais do Amazonas, Ceará, Bahia e Rio de Janeiro foram aos Centros de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios (CTCE) e aos Centros de Distribuição Domiciliária (CDDs) para levar palestras, tirar dúvidas e atualizar os dados cadastrais dos usuários.

Amazonas

Para lembrar o Dia da Saúde Ocular, a filial da Postal Saúde no Amazonas realizou, no dia 15 de julho, uma atividade para lembrar a data. A unidade do estado levou aos beneficiários do Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas dos Correios (CTCE), localizado na Avenida Senador Raimundo Parente, orientações em saúde com o auxílio de prestadores convidados. Foram realizadas consultas oftalmológicas, exames de bioimpedância, aferição da pressão arterial e de glicemia.

Ceará

Nos dias 15 e 22 de julho, a filial do Ceará ofereceu, em parceria com a superintendência estadual dos Correios e com auxílio de um prestador local, os exames de aferição de pressão, medição de glicemia e orientação nutricional. A atividade aconteceu na Agência Alencarina, localizada na Avenida Oliveira Paiva. A filial cearense também divulgou os serviços do ambulatório, que oferece atendimentos nas especialidades médicas de clínica geral e cardiologia, além de odontologia.

Bahia

No dia 12 de julho, a equipe da filial da Bahia foi até o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) da Via Bahia, no bairro Ceasa, em Salvador, para esclarecer dúvidas dos empregados dos Correios sobre a Postal Saúde. A iniciativa é uma forma de aprimorar o atendimento e estreitar o relacionamento da Operadora com os beneficiários. A filial tirou dúvidas sobre regras e utilização do plano, atualizou dados cadastrais e solucionou demandas.

Rio de Janeiro

A filial do estado do Rio de Janeiro participou, no dia 6 de julho, de um evento organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos (Sintect/RJ) em Paty do Alferes. A equipe da Postal Saúde apresentou informações como perfil populacional, despesas assistenciais e rede credenciada. Ao final do evento, os beneficiários puderam esclarecer dúvidas sobre o plano.


Por: Comunicação/Postal Saúde

Fotos: URRs/Postal Saúde

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9